Radio Jovem7

terça-feira, 19 de abril de 2011

A Bíblia não exclui a Verdadeira Ciência

O terrível descrédito sobre a Bíblia tem explicação histórica. A origem está no conflito entre Bíblia e Ciência na questão do centro do sistema solar. Mas, afinal, com quem estava a razão? Segundo o Dr. Eberlin, o astrônomo e físico Galileu foi condenado por blasfemar que o Sol era o centro do sistema solar. O conflito porém foi gerado ao se extrair inferências científicas das Escrituras, sem que houvesse justificativa para elas. A Bíblia não ensina em ponto algum que a Terra é o centro do Universo. O salmista nos diz em Salmos 19.6 acerca do Sol: O sol sai de um lado do céu e vai até o outro lado..., porém do texto não se pode extrair que o Sol literalmente gira em torno da Terra. O mundo é descrito aqui exatamente como ele nos parece a olho nu, em uma perspectiva fenomenológica. O Sol é dito como se movendo através dÉ lógico que você tem ouvido e até mesmo se acomodado na opinião de que Bíblia e Ciência não tem relação alguma entre si. Ou que religião e ciência não se misturam. Também a idéia de que Deus não pode ser provado pela Ciência. Todas essas afirmações têm distanciado a crença em um Deus absoluto e ético. A Bíblia não foi escrita para provar alguma verdade científica. Portanto, seria injusto criticá-la por não ser científica.

A Ciência não responde a todos os problemas da humanidade. Ela é apenas um meio para o progresso da sociedade, mas também pode ser manipulada por péssimas intenções para a destruição da mesma, haja vista o Dr. Oppenheimer, coordenador do projeto da bomba atômica americana que arrasou Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945.
A Ciência é resultante da produção humana. A Bíblia não é invenção humana, e sim as "dicas de Deus para o homem fazer da ciência algo útil e benéfico para os seus semelhantes". Veja a declaração de Johann Von Goethe (poeta): Progrida o mundo quanto quiser, desenvolvam-se ao máximo todos os ramos de pesquisa. Nada tomará o lugar da Bíblia.
O cientista Isaac Newton confessa que há mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer outra história. Ele estava certo quando fez essa declaração no século XVII. Em um livro da Bíblia, chamado de Isaías 40.22 lemos: Ele é o que estava assentado sobre o globo da Terra. Imagine só! Isaías prova a esfericidade da Terra quando ainda era o século VIII ªc. A palavra globo é tradução do termo hebraico Khug, que significa esfericidade ou redondeza. Quem ousaria afirmar que a Terra era redonda há 750 anos antes de Cristo? Sobre o papel vital do sangue para a vida física, que hoje sabemos depende do suprimento contínuo de oxigênio, água e alimentos para as células de todo o corpo, lemos em outro livro da Bíblia, Levíticos 17.11: Pois a vida de todo ser vivente está no sangue.
O terrível descrédito sobre a Bíblia tem explicação histórica. A origem está no conflito entre Bíblia e Ciência na questão do centro do sistema solar. Mas, afinal, com quem estava a razão? Segundo o Dr. Eberlin, o astrônomo e físico Galileu foi condenado por blasfemar que o Sol era o centro do sistema solar. O conflito porém foi gerado ao se extrair inferências científicas das Escrituras, sem que houvesse justificativa para elas. A Bíblia não ensina em ponto algum que a Terra é o centro do Universo. O salmista nos diz em Salmos 19.6 acerca do Sol: O sol sai de um lado do céu e vai até o outro lado..., porém do texto não se pode extrair que o Sol literalmente gira em torno da Terra. O mundo é descrito aqui exatamente como ele nos parece a olho nu, em uma perspectiva fenomenológica. O Sol é dito como se movendo através dos céus, como realmente o observamos nas alvoradas e no pôr do Sol, a Terra sendo usada como o referencial estético.
A discriminação de alguns cientistas sobre a Bíblia é desonesta e fruto de pouca ou nenhuma análise sobre a mesma. Bíblia e Ciência podem andar juntas, não que uma prove a outra ou ambas se contradigam, mas que juntas poder contribuir para a melhoria integral da sociedade: a Bíblia orientando segundo a ética divina em como o homem deve fazer o bom uso de sua mente para o bem-estar de toda a sociedade.
Finalizo com Jean Jacques Rousseau (filósofo iluminista): eu confesso que a majestade das Escrituras me abisma, e a santidade do evangelho fala ao meu coração. Vede os livros dos filósofos com toda a sua pompa, quantos são pequenos à vista deste! Pode-se crer que um livro tão sublime e às vezes tão simples seja obra dos homens?
Prof. Shinobu Hino

0 comentários:

Postar um comentário